false, "\n\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, "\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, false, $arr_900 ) ) ); ?> Bloom-ALERT / Project List - ODYSSEA Project

Bloom-ALERT

Sensibilidade ambiental e vulnerabilidade sanitária das populações às cianobactérias na Amazônia: rumo a indicadores compartilhados

2015- 2018

Coordenadores

 Marie-Paule Bonnet; Hillândia Brandao da Cunha

Locais

 Amazônia/ Bacia do Lago Grande do Curuai-PA

Objetivos Principais

Na Amazônia estamos observando um aumento das florações dominadas pelas cianobactérias, sendo um sinal de mudanças das condições ambientais e/ou climáticas. Estes organismos são potencialmente perigosos para a saúde humana. o Bloom-ALERT propôs iniciar o desenvolvimento metodológico de um sistema de alerta de cianobactérias para actores locais, saúde e planeamento do uso do solo. A função do sistema será conscientizar a população e os atores dos riscos potenciais para ajudar a prevenir danos à saúde humana e animal, promovendo ao mesmo tempo a proteção ambiental. Para garantir a sua eficácia, o sistema deve basear-se em observações fiáveis e validadas, permitindo, se possível, antecipar os acontecimentos, identificar os locais mais sensíveis e as populações mais vulneráveis e propor uma formulação e uma restituição adaptadas ao ator alvejado.

  • Reforçar a capacidade e confiabilidade de observação de cianobactérias, contribuindo para a avaliação e melhoria dos algoritmos de processamento de imagem multiespectral existentes e iniciar o desenvolvimento de sensores in situ cuja implantação em rede complementaria a observação por satélite. 
  • Contribuir para uma melhor compreensão dos processos e factores conducentes ao desenvolvimento de cianobactérias 
  • Avaliar a vulnerabilidade sanitária às cianobactérias com base na análise cruzada dos perfis de saúde e socioeconómicos das populações locais e das condições ambientais, e compreender como os gestores locais se organizam e agem em termos de saúde e gestão da terra.
  • Iniciar um processo de co-construção de indicadores através da identificação de interlocutores representativos para cada grupo de partes interessadas, listando os indicadores relevantes para cada grupo.

Parceiros envolvidos

França : IRD (UMR Espace-DEV, GET, HSM), CIRAD UR Green, Universidade de Guiana

Brasil: INPA, UnB (IG, CDS), UFRJ, IPH, INPE, Fiocruz, UEA, UFG

Site 

"\n
\n\n", $arr_22 ) ) ); ?>